quarta-feira, 19 de julho de 2017

DÍZIMO É COMUNHÃO

Como sabemos, julho é o mês da Igreja dedicado à conscientização do Dízimo. E nossa Diocese está amplamente inserida nesta campanha, que tem como tema “Dízimo é contribuição” e lema “Sou dizimista, eu evangelizo!

O Padre José Carlos Ferreira da Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Itapemirim) e coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo, explica melhor a importância desta campanha:

“O objetivo da Campanha é despertar em cada batizado a compreensão de que ao fazer a sua contribuição mensal, em forma de dízimo, está assumindo o seu lugar na igreja, possibilitando que as comunidades cumpram a sua missão de anunciar Jesus Cristo e também a sua proposta”.


Dízimo é comunhão

Segundo Padre José Carlos, a proposta desta dinâmica iniciou-se em fevereiro deste ano e segue até fevereiro de 2018. Desta forma, “neste mês de julho queremos intensificar a nossa oração por cada dizimista, refletindo as Dimensões do Dízimo: Religiosa, Eclesial, Missionária e Caritativa”, disse o Presbítero.

O dízimo é um valor que dedicamos em auxílio dos mais necessitados. Uma doação baseada na solidariedade e no amor ao próximo.

Neste mês, as equipes que preparam as celebrações em nossa Diocese estão em comunhão com a Pastoral do Dízimo, criando assim uma dinâmica conforme a realidade de cada comunidade. “É Importante fazer a assembleia perceber o trabalho pastoral”.

 
As dimensões

O Sacerdote também explica o que representa cada uma das quatro Dimensões do Dízimo.

Dimensão religiosa: a vivência da fé e pertença a uma comunidade eclesial. Tem a ver com a relação do cristão com Deus.

Dimensão eclesial: a consciência de ser membro da Igreja e corresponsável, para que a comunidade disponha do necessário para a realização do culto divino e para o desenvolvimento de sua missão.

Dimensão missionária: permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma Diocese e entre dioceses, manifestando a comunhão que há entre elas (Igrejas-irmãs).

Dimensão caritativa: é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência. O Padre frisa que esta dimensão exige intensa preparação e dedicação.

Dentre as ações práticas, Padre José Carlos ressalta a promoção de visitas às famílias, levando mensagens reflexivas sobre a partilha e a solidariedade. “Convidamos também os pais a fazerem o cadastro das crianças no Dízimo Mirim”.

Além de faixas e cartazes que enaltecem a relação do mês de julho com o dízimo, foi sugerido aos grupos de canto duas músicas relacionadas ao tema, além de uma prece direcionada aos dizimistas.

“Que a comunidade use de criatividade e seriedade para esse tempo de conscientização do dízimo, dando a devida importância ao tema e ao compromisso de todos” – Padre José Carlos Ferreira da Silva.

Oração do dizimista

“Pai santo, contemplando Jesus Cristo,
Vosso Filho bem-amado que se entregou por nós na cruz,
E tocado pelo amor que o Espírito Santo derrama em nós,
Manifesto, com esta contribuição, minha pertença à Igreja,
Solidário com sua missão e com os mais necessitados.
De todo o coração, ó Pai, contribuo com o que posso:
Recebei, oh Senhor.
Amém”.

Fonte: Site oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário