quarta-feira, 5 de abril de 2017

FESTA DA PENHA 2017

A Festa da Penha 2017 se aproxima. A programação começa dia 16 de abril e se estende até o dia 24 do mesmo mês.  Esta será a 446 ª edição da festa, que é considerada a maior festa religiosa do Espírito Santo, e a terceira maior festa mariana do Brasil.

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim estará presente com a sua romaria no dia 22 de abril (sábado). Diáconos, Presbíteros, ministros da Palavra e da Eucaristia. Todos eles se unirão ao nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos e os milhares de fiéis do sul do Espírito Santo rumo ao Convento da Penha. Este ano, o Regional II Diocesano (composto pelas paróquias de Cachoeiro de Itapemirim) é quem está coordenando os preparativos para Celebração Eucarística, com horário previsto para as 15h.


Frei Pedro Palácios

Nossa Senhora da Penha foi proclamada padroeira capixaba pelo papa Urbano VIII, em 23 de março de 1.630. Conta a história que a bula papal foi confirmada apenas em 26 de janeiro de 1.908 com o resultado de um plebiscito realizado em todas as paróquias do Estado. E a aprovação do Vaticano veio apenas em 27 de novembro de 1912.

A Festa da Penha começou com o Frei Pedro Palácios, fundador do Convento da Penha. O frei encomendou uma imagem de Nossa Senhora (que ainda se encontra no Santuário) e convidou as pessoas para fazer a benção. No dia seguinte após a primeira Festa da Penha, em 1.570, ele faleceu.


Encontro com Deus

Ao longo dos nove dias, cerca de 2 milhões de pessoas devem participar da festa, que contará também com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses). De acordo com o guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira, a festa é uma forma dos fiéis manterem um relacionamento com Deus por meio de Maria.

“Quem participa desta devoção, como é a Festa da Penha, vem ao encontro da graça, de Maria, que é o ser humano perfeito que nos leva a Cristo. É uma multidão de pessoas com experiências individuais de encontro com Deus”, destaca o frei.

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim



Nenhum comentário:

Postar um comentário