segunda-feira, 10 de outubro de 2016

8º ENCONTRO DIOCESANO DE CEB'S: IGREJA DE PESSOAS

Foi mágico! Essa é a sensação após um final e semana com muita alegria e oração. Nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2016, aconteceu o 8º Encontro Diocesano de CEB's, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Jerônimo Monteiro. 

Com o tema: "CEB's e os desafios no mundo urbano" e o lema: "Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo", o encontro reuniu aproximadamente mil pessoas para celebrar e também discutir as dificuldades e as imposições propostas pelo tema. 

Ofício Divino, caminhada luminosa, palestras, oficinas, dança, trem da CEB's, confraternização, alegria, Celebração Eucarística e foram inúmeros momentos marcantes.

1º DIA - Sexta-Feira

17h - Abertura do Encontro

Chegada dos delegados, com acolhida e credenciamento.

20h – Padre Andherson Franklin, coord. Diocesano de Pastoral, dá a boas-vindas e acolhe os participantes.

Nosso pastor diocesano, o Bispo Dom Dario Campos, abre o encontro, alegrando a todos com suas palavras de esperança.

“Assim chegamos! Assim estamos aqui! Como povo de Deus estamos aqui! Da mesma forma que o povo eleito foi dirigido no deserto pela luz de Deus, também nós sentimos a Sua mão forte e o Seu cuidado sempre presentes em nossa caminhada eclesial. Muitos são os desafios que encontramos nesse nosso tempo tão marcado por tantas contradições”.

“Todavia, diante de tantos desafios, à exemplo do povo de Deus no deserto, seguimos com a mesma confiança e a mesma certeza de Sua presença sempre ao nosso lado. Desse modo, ao sermos enviados de volta ás nossas CEB’s, levaremos a todos os recantos de nossa Diocese, desde nossas praias, passando por nossas cidades e chegando às nossas montanhas, a marca da fé professada e vivida, e aqui partilhada e confirmada. Por isso, iniciemos o nosso encontro e que seja ele fecundo para todos nós, cheio de alegria e do vigor que são próprios daqueles e daquelas que encontram Cristo e vivem a Fé e a Vida em nossa Diocese”, foram algumas das palavras do nosso Bispo na abertura do encontro.


2º DIA - Sábado

8h – Ofício Divino

Padre Andherson Franklin retoma a palavra, juntamente com o Padre Gelson de Souza, que é filho da cidade de Jerônimo Monteiro.

Nossos seminaristas são convidados a se apresentarem

A professora e Procuradora de Vitória, Flávia Marchezini, discursa sobre a Conjuntura sócio-política de nossas comunidades, uma análise crítico-reflexiva junto à Igreja Católica.

Palestra do Padre Andherson Franklin sobre Iluminação Bíblica.

Padre Kelder Brandão, da Arquidiocese de Vitória, dialoga com os presentes, seguindo o tema “Análise Eclesial”.

13:50h – Oficinas

Foram 10 temas, de livre escolha, sendo eles:

1 – Laudato Si’
2- Campanha da Fraternidade/2016 – A construção da Casa Comum
3 – Conselhos Municipais – O Desafio da administração dos recursos públicos
4 – Presença e os desafios do diálogo da Igreja com as novas mídias
5 – Juventude – Mundo Urbano e Igreja, desafios e esperanças
6 - São Paulo e os desafios do mundo urbano
7 – Ética e Política – urgência e desafios de participação
8 – Comunhão Fraterna – maturidade da fé nas CEB’s
9 – Violência Urbana – impacto, desafios e construção da Paz
10 – Direito à Educação plena, desafios do mundo urbano

Eco das oficinas – Cada oficina elegeu 2 representantes para apresentar aos presentes, o tema, o que foi discutido e a quais reflexões chegaram, mediado por Padre Kelder Brandão e Padre Andherson Franklin.

19h – Após o jantar, caminhada luminosa pelas ruas de Jerônimo Monteiro e show.


3º DIA - Domingo

8:30h – Após o ofício Divino, Padre Kelder Brandão faz uma análise do encontro de CEB’s, recapitulando alguns pontos.

Celebração Eucarística, presidida por Dom Dario Campos e concelebrada pelos presbíteros e diáconos presentes.


Leia alguns trechos da homilia de Dom Dario no encerramento do 8º Encontro Diocesano de Ceb’s.

“De fato, foram dias de grande partilha e comunhão, onde pudemos ler os sinais do tempo à Luz da Palavra de Deus e onde recolhemos, com alegria e esperança, os testemunhos de tantos e tantas de vocês. A Liturgia da palavra deste domingo nos coloca diante da figura de dois leprosos [...] e nestes dois encontros, três pontos são importantes de serem ressaltados: a Acolhida, o Encontro com Cristo e a Missão”.

“Somos chamados à entrar na escola da acolhida verdadeira, isto é, abrir as portas e as janelas de nossas comunidades e ir ao encontro das realidades que nos cercam. Sejamos sinais da Acolhida Misericordiosa de Deus que vai ao encontro daqueles que mais precisam.

“O segundo ponto é o Encontro com o Senhor. O homem contemporâneo, marcado pelo consumismo provocado pela imensa onda do mercado, tem dificuldade de se comprometer com a construção do bem comum e de fazer caminho de uma sincera profissão de fé. Busca-se a realização de seus desejos e a resposta para as suas necessidades. Na verdade, o encontro verdadeiro com o Senhor provoca uma fecunda profissão de fé e conduz à vivência da comunhão fraterna e da compaixão para com o próximo. Nossas CEB’s devem ser lugares propícios para que muitos, ao serem acolhidos, façam essa experiência profunda de encontro com Cristo que, não somente cura as feridas e as marcas próprias da vida de cada um, mas, sobretudo, convida para o seguimento, para o caminho do discipulado missionário”.

“Por fim, o terceiro ponto [...] é a missão que nasce da acolhida e do encontro com o senhor. Todos nós saímos de nossas casas e comunidades, saímos de nossas cidades e nos dirigimos a este lugar, que foi preparado para ser casa de acolhida e de encontro com o Senhor. Trouxemos na bagagem do coração e da memória a vivência de nossas Comunidades Eclesiais de Base. Partilhamos também dos grandes desafios de ser Igreja em saída hoje na sociedade, seja na zona rural quanto na cidade.  Acolhidos na presença de Deus, tocados por Sua Palavra Viva, confirmados pelo testemunho e pela coragem de tantos e tantas que aqui estão, também nós encontramos o Senhor. Chegou a hora de sairmos em Missão, chegou a hora de levar para as nossas CEB’s aquilo que aqui acolhemos e encontramos”.

“São Pedro, padroeiro de nossa Diocese, juntamente com os santos e santas padroeiros de nossas CEB’s, intercedam ao Senhor a fim de que nossa Igreja seja sempre: verdadeira na acolhida, fecunda como lugar do encontro com o Senhor e madura na vivência da missão”.

"Não somos uma Igreja de tijolos, somos uma Igreja de pessoas".  

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim





Nenhum comentário:

Postar um comentário