segunda-feira, 25 de abril de 2016

SEMINÁRIO SOBRE A CARTA ENCÍCLICA "LAUDATO SI" DO PAPA FRANCISCO

Inicia neste dia 25 de abril de 2016 com término para o dia 29 de abril de 2016, no horário das 19h30 às 21h30, na igreja/catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, o Seminário Laudato Sí - Carta Encíclica do Papa Francisco.

Apresentação do Seminário

"Laudato si , mi Signore - Louvado sejas, meu Senhor", cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços (cf. n. 1).


Assim o Papa Francisco inicia a Carta Encíclica Laudato Si, convidando toda a família humana a buscar um desenvolvimento sustentável e integral e a colaborar na construção da nossa casa comum. Ele lança um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta, considera todo o esforço feito por muitos movimentos ecológicos que já percorreram um rico caminho. Mas reflete que ainda há indiferença, acomodação e falta de solidariedade universal no esforço para com o cuidado da criação. 



O papa espera que esta Carta Encíclica ajude a reconhecer a grandeza, a urgência e a beleza do desafio que temos pela frente. Francisco faz uma breve resenha dos vários aspectos da atual crise ecológica, com o objetivo de assumir os melhores frutos da pesquisa científica atualmente disponível, deixar-se tocar por ela em profundidade e dar uma base concreta ao percurso ético e espiritual seguido. A partir desta panorâmica, retoma algumas argumentações que derivam da tradição judaico-cristã, a fim de dar maior coerência ao nosso compromisso com o meio ambiente.



Este seminário quer ser uma oportunidade para aprofundar a reflexão sobre o conteúdo deste documento na sociedade em geral (escolas, universidades, comunidades Eclesiais de Base, Igrejas Evangélicas, ambientalistas, órgãos governamentais, empresários e demais profissionais ligados às questões sociais e ambientais).

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim 


Nenhum comentário:

Postar um comentário