segunda-feira, 31 de março de 2014

SEGUNDA FORMAÇÃO DA ASSEMBLEIA DIOCESANA REALIZADA

A Assembleia Diocesana teve mais um capítulo escrito no último domingo, 30/3, com a realização da segunda formação para as lideranças paroquiais, que a exemplo da primeira formação, em fevereiro, também foi realizada no Seminário Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim, e desta vez com a condução feita pelos padres João Batista Maroni e Andherson Fraklin Lustoza de Souza.

O objetivo da formação foi passar às lideranças presentes orientações para as Assembleias Comunitárias, que serão realizadas em junho por todas as comunidades da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

"A Paróquia deverá ser envolvida em um clima de muita oração nesse tempo de assembleias. Não podemos nos esquecer que o principal protagonista de toda a realização da Igreja é o Espírito Santo de Deus", como destaca uma das orientações passadas pelos padres Maroni e Andherson.

Orientações de cunha técnico também foram repassadas na formação, como por exemplo, quanto a responsabilidade de convocação da assembleia, que fica a cargo de conselho de pastoral comunitário; a necessidade de delegados participantes de estarem cientes de tudo o que é passado, entre outros detalhes.

Já no quesito passos a serem dados para sua realização, as Assembleias Comunitárias deverão elaborar três fotografias: história da comunidade, atual realidade da comunidade e as quatros colunas básicas de uma comunidade eclesial.

As fotografias da história da comunidade e sua realidade atual dizem respeito ao momento histórico: como foi seu início, fatos importantes ocorridos, etc. e como a comunidade está hoje, respectivamente.

As quatro colunas básicas da comunidade eclesial (Palavra de Deus, Comunhão Fraterna, Eucaristia e Oração), serão elucidadas através de um questionário que será entregue, após as celebrações, e deverá ser respondido por todos, por dois domingos.

A formação desse dia 30 de março, foi encerrada com a Missa presidida pelo Pe. Olímpio Andrade Sobrinho, concelebrada pelos padres Antônio Tatagiba Vimercat e João Batista Maroni.

Conforme o cronograma da Assembleia Diocesana, o mês de abril/2014 será dedicado a formação dos membros do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) e equipe paroquial. No mês de maio/2014, serão apresentadas as fotografias das comunidades, história e realidade atual, na primeira quinzena do mês, e na segunda quinzena de maio, as quatro colunas básicas de uma comunidade eclesial, serão apresentadas.

Em junho, a Assembleia Diocesana continuará com a realização das Assembleias Comunitárias. No mês seguinte, julho, será a vez da realização das Assembleias Paroquiais, em setembro as Assembleias Regionais e, por fim, a Assembleia Diocesana, no período de 28 a 30 de novembro, na cidade de Jerônimo Monteiro.

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim




Nenhum comentário:

Postar um comentário