quarta-feira, 23 de outubro de 2013

23 DE OUTUBRO: SÃO GUILHERME, EREMITA E BEATO JOÃO BOM, RELIGIOSO


São Guilherme, chamado também São Guilherme o Grande ou de Malavalle, era natural da França. Depois de uma vida de pecados, converteu-se e entregou-se à vida eremítica, em vários lugares da Toscana. Morreu em Malavalle, perto de Castiglione della Pescaia (Grosseto), no dia 10 de fevereiro de 1157. 

Amou intensamente a contemplação. Seus dois últimos discípulos, seguindo seu espírito, deram origem à Ordem de São Guilherme. Integrada na Ordem Agostiniana na união de 1256, separou-se no ano seguinte, permanecendo na nossa Ordem alguns de seus membros. Nossa Ordem começou a dar-lhe culto, já no século XIII. 

O Beato João Bom tivera também uma vida dissipada e fora jogral da corte. Cumprindo um voto que fizera para pedir a cura de uma enfermidade, retirou-se à soledade eremítica. Sua fama espalhou-se e alguns devotos se uniram a ele. Assim nasceu sua Ordem, em Botriolo (Cesena). Morreu em Mântua a 16 de outubro de 1249, onde seu corpo repousa na igreja ex-agostiniana de Santa Inês. 

Distinguiu-se por seu espírito de penitência, confiança em Deus e amor à Igreja. Sua Ordem passou a formar parte da Agostiniana na união de 1256. Seu culto foi permitido por Sixto IV com a bula «Licet Sedes Apostolica» de 1483. Por esta razão seu nome entrou no Martirológio Romano. Seu ofício foi concedido à Ordem em 1672.


Fonte: http://www.agustinosrecoletos.com/saints/index#sthash.EK1lhG8A.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário