terça-feira, 4 de junho de 2013

FAÇA O TESTE DO PEZINHO EM SEU BEBÊ

Cidade do Vaticano (RV) - Celebra-se em todo o Brasil no próximo dia 6, o Dia Nacional do Teste do Pezinho exame obrigatório realizado em todos os bebês, a partir do 3º dia de vida.

Com apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste permite diagnosticar precocemente doenças metabólicas, congênitas e infecciosas.

Esse exame foi introduzido no Brasil na década de 70 pelo pediatra Dr. Benjamin José Schmidt para identificar inicialmente a fenilcetonúria. Com o passar do tempo, o Teste do Pezinho foi aperfeiçoado para detectar outras doenças como o hipotireoidismo congênito, que faz com que a tireóide não produza hormônios suficientes para o desenvolvimento do cérebro. O teste hoje permite diagnosticar até quatro doenças, dependendo do estado brasileiro.

O entrevistado do nosso espaço de saúde hoje é o médico de família e clínico geral Dr. Edson de Souza, de Juiz de Fora (MG), que nos dá detalhes sobre o Teste do Pezinho.

A gente faz o teste do pezinho logo no nascimento dentro das primeiras semanas em todas as crianças recém-nascidas para pesquisar quatro tipos de doenças que são preveníveis através desse exame de sangue, de uma gotinha de sangue do pezinho da criança a gente consegue prevenir: a fenilcetonúria que é uma incompatibilidade com a proteína que a criança pode ter e pode ser tratado isso, a fibrose cística, doença que pode se desenvolver no pulmão, que pode ser tratada logo no nascimento, a anemia falciforme, por termos mistura de raças no Brasil é comum ocorrer doença falciforme, e o hipotireoidismo também é possível prevenir com esse exame. O exame previne essas quatro doenças que são tratáveis e a criança não vai desenvolver essas doenças.

O teste do pezinho é obrigatório porque é um teste de prevenção fornecido pelo Estado e quando a criança ela é atendida na puericultura em nossa medicina de família, que é nos bairros, a gente cobra da mãe na primeira consulta, com um mês da criança, cobra que tenha sido feito o teste do pezinho. Se não tiver sido feito, a gente orienta a mãe para que vá fazê-lo para começar o atendimento da puericultura da criança. É obrigatório e a gente pede para que se faça sim. É gratuito. Inclusive agora nos centros de saúde nos bairros é feito o teste de pezinho e até mesmo na maternidade a criança é agendada para retornar após o nascimento dentro de quinze a trinta dias para fazer o teste do pezinho, que é o tempo máximo. As mães são orientadas a retornar à maternidade para fazer o teste. Na medida em que se faz a prevenção dessas doenças que são tratáveis logo no nascimento, melhora muito a saúde dos brasileiros, porque são menos patologias que vão se apresentar no futuro e ajuda muito, ajuda muito a população inclusive de baixa renda com a prevenção.

A prevenção tem sido o nosso primeiro instante. O médico de família tenta fazer a prevenção nos bairros. Está dentro de nossa função prevenir e o teste do pezinho é um dos objetivos nossos, mas têm vários objetivos trabalhar com a prevenção na medicina de família. Eu acho que o Brasil tem avançado muito nisso, na prevenção.

Fonte: Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/06/04/faça_o_teste_do_pezinho_em_seu_bebê/bra-698259 do site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário