segunda-feira, 10 de junho de 2013

12 DE JUNHO: SÃO JOÃO DE SAHAGÚN


Nasceu em redor de 1430 em Sahagún (León) de uma família distinta. Ainda jovem, seu pai conseguiu para ele um benefício eclesiástico, unicamente com finalidade econômica. João o recusou, com muito pesar da família. Isto não estava em seus planos e era contrário a suas convicções. Levando em conta seu ideal, foi colocado a serviço do bondoso Bispo de Burgos, Afonso de Cartagena, que o ordenou sacerdote.
 
A vida de sacerdote não trouxe satisfação a seu ideal. Nem a promessa de ser cônego o reteve. Desejando uma entrega mais completa a Deus, dirigiu-se a Salamanca, onde, ao mesmo tempo que continuava seus estudos, dedicou-se à pregação. Procurando realizar o ideal de perfeição, entrou na Ordem Agostiniana a 18 de junho de 1463, emitindo seus votos a 28 de agosto de 1464. 


Cheio de humildade e sinceridade, foi um infatigável pregador, promotor da paz e da convivência social e defensor dos direitos dos humildes e trabalhadores. Foi profundamente devoto da Eucaristia. Morreu em Salamanca a 11 de junho de 1479. Suas relíquias conservam-se na catedral da mesma cidade.


Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário