terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PAPA CONCEDERÁ INDULGÊNCIA PLENÁRIA NO DIA MUNDIAL DO ENFERMO

Cidade do Vaticano (RV) – A Santa Sé anunciou nesta segunda, 28, que por ocasião do XXI Dia Mundial do Enfermo, o Santo Padre concederá a indulgência plenária aos fiéis que atenderem às três seguintes condições:

“Ter a alma realmente arrependida e constrita, participar de uma cerimônia rogando a Deus pelos propósitos da Jornada Mundial dos Doentes de 7 a 11 de fevereiro, no Santuário Mariano de Altötting (Alemanha) ou em qualquer outro lugar estabelecido pela Autoridade Eclesiástica, e fazer uma invocação misericordiosa à Beata Virgem Maria”.

Os requisitos para a obtenção da indulgência comportam a Confissão sacramental, a Comunhão eucarística e a oração, segundo as intenções do Santo Padre.

O decreto foi assinado pelo Cardeal-mór, Monteiro de Castro, e o regente da Penitenciaria, Dom Krzysztof Nykiel.

Funcionários de hospitais públicos e particulares, que devido a seu trabalho não puderem participar dos eventos indicados, receberão a indulgência plenária “se oferecerem generosamente ao menos por algumas horas sua
assistência caridosa, como se a fizessem ao verdadeiro Cristo e rezarem o Pai-Nosso, o Credo e uma invocação misericordiosa à Beata Virgem Maria, com a alma livre de todo o pecado e com o compromisso de cumprir as condições o mais rápido possível”.

Aos fiéis doentes que, devido a sua condição física e idade, não puderem participar, a indulgência plenária será reservada se “com a alma desapegada de todo e qualquer pecado, se proponham a cumprir assim que possível as condições pré-estabelecidas; participando espiritualmente das funções sagradas em dias determinados, particularmente quando as Celebrações litúrgicas e a Mensagem do Sumo Pontífice forem transmitidas pela TV e pelo rádio, rezando devotamente por todos os enfermos e oferecendo a Deus, através da Virgem Maria, seus sofrimentos físicos e espirituais”.

O decreto prevê também a indulgência parcial a todos os fiéis que, nos dias estabelecidos, "com o coração contrito", e em modo devoto rezarem pelos enfermos, “no espírito do corrente Ano da Fé”.

O Dia Mundial do Enfermo é celebrado em 11 de fevereiro, dia da memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes. O Presidente do Pontifício Conselho para os Agentes de Saúde, Dom Zygmunt Zimowski, enviado especial do Papa, presidirá uma solene Celebração Eucarística com a administração do sacramento da Unção dos enfermos no Santuário Mariano de Altötting, da Diocese de Passau, na Alemanha.

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário