terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DIVULGADOS NOVOS COMPROMISSOS DO PAPA: CONSISTÓRIO PARA NOVOS SANTOS, QUARESMA E CELEBRAÇÕES ESPECIAIS

Cidade do Vaticano (RV) - O Setor das Celebrações Litúrgicas Pontifícias divulgou as cerimônias a serem presididas pelo Santo Padre nos próximos dois meses.

Em particular, destacam-se na agenda do Papa os compromissos concernentes à Semana Santa, que terá início dia 24 de março e na qual o Pontífice presidirá, particularmente, às celebrações do Tríduo Pascal, até a Vigília da noite de Páscoa e a missa do domingo de Páscoa, concluída com a mensagem pascal e a Bênção Urbi et Orbi – à cidade (de Roma) e ao mundo.

No próximo sábado, 2 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor e XVII Dia Mundial da Vida Consagrada, terá lugar, às 17h locais, na Basílica de São Pedro, a santa missa presidida e concelebrada pelo Pontífice com os membros dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Para o dia 11 de fevereiro consta outro compromisso para o Santo Padre, o Consistório para algumas Causas de Canonização. Dois dias depois, Quarta-feira de Cinzas, Bento XVI presidirá, às 16h30 locais, na Basílica romana de Santo Anselmo, à Statio, seguida da procissão penitencial até a Basílica romana de Santa Sabina, concluída com a bênção e a imposição das Cinzas.

O início da Quaresma será caracterizado pela semana de exercícios espirituais propostos ao Papa e à Cúria Romana – a realizar de 17 a 23 de fevereiro, na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano –, cujas meditações este ano serão feitas pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

No domingo, 24 de março, abre-se a Semana Santa de 2013. Às 9h30 locais, Bento XVI presidirá à santa missa, precedida pela bênção dos ramos e pela procissão. Na Quinta-feira Santa terá lugar o início do Tríduo Pascal, precedido pela celebração da manhã, às 9h30, na Basílica Vaticana.

Na parte da tarde, abrindo o Tríduo Pascal, terá lugar, às 17h30, na Basílica de São João de Latrão – sede da Diocese de Roma –, a missa da Ceia do Senhor. Às 17h da Sexta-feira Santa, Bento XVI presidirá, na Basílica de São Pedro, à celebração da Paixão do Senhor, e à noite, presidirá o rito da Via-Sacra no Coliseu.

No Sábado Santo terá lugar a "Mãe de todas as Vigílias", a celebração da Vigília Pascal, programada para as 20h30 na Basílica Vaticana. Na manhã do domingo de Páscoa o Pontífice presidirá à celebração eucarística na Basílica de São Pedro, às 10h15 locais, concluída com a Bênção Urbi et Orbi, concedida no Balcão Central da Basílica Vaticana. (RL)
 
Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário