sexta-feira, 27 de julho de 2012

Capelão brasileiro em Londres: espírito olímpico, espírito de paz

Londres (RV) – O campanário da Catedral de Westminster, em Londres, junto ao de outras igrejas na Grã-Bretanha, vão repicar esta sexta-feira para marcar a abertura dos Jogos Olímpicos.

O coordenador católico das Olimpíadas 2012, James Parker, afirmou que as pessoas verão a abertura olímpica com uma expectativa em seus corações, pois é o dia em que os preparativos da nação para organizar uma festa de 27 dias para todo o mundo começa realmente. “O som dos sinos recordará as raízes cristãs da Grã-Bretanha”, afirmou.

Mas qual o clima na capital britânica? A Rádio Vaticano contatou o capelão brasileiro em Londres, Pe. Vanderley Oliveira:

Aqui está uma loucura. Você vê que a cidade está ansiosa, o clima é envolvente. Para mim também é uma experiência bonita, porque eu desde a minha tenra juventude, sempre quis participar de uns Jogos Olímpicos e calhou agora que os Jogos acontecerão aqui em Londres e estou aqui. Então, a gente pôde acompanhar tudo, há dois anos que estou aqui. A cidade se transformou, as pessoas estão totalmente envolvidas neste clima.

Os brasileiros, pelo fato de que as próximas Olimpíadas serão no Brasil, também estão bastante focados. A capelania brasileira está envolvida. Então estamos todos nesse clima, é o espírito olímpico, como se diz, tomando conta de todos os espaços em Londres. E é possível notar isso, porque o tráfico muda, a vida das pessoas muda, os transportes coletivos mudam. Tudo muda, tudo está em função desse espírito, que é um espírito de paz, de harmonia, de alegria.
Tudo é permeado por essa vontade de que as coisas deem certo, de que não aconteça nada errado. Estamos rezando pela paz nesses dias, então é um clima bastante envolvente. Na missa a gente fala, ou seja, em todo lugar, em todo espaço londrino se pode sentir o espírito olímpico, e isso é muito bonito. (BF)

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário