segunda-feira, 14 de maio de 2012

CARDEAL BRAZ DE AVIZ TOME POSSE NA DIACONIA DE SANTA HELENA

Cidade do Vaticano (RV) - O Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para is Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostolica, criado purpurado em fevereiro passado, tomará posse da Diaconia de Santa Helena fora da Porta Prenestina, domingo dia 20 de maio próximo.

Quando nomeados, os cardeais começam a integrar o clero romano e recebem um título e a Diaconia de uma das igrejas romanas. A diaconia é atribuída aos bispos eméritos, Presidentes e Prefeitos da Cúria romana, enquanto aos bispos locais é conferido um título.

O Cardeal Braz de Aviz será o terceiro purpurado a tomar posse da Diaconia de Santa Helena, título cardinalício instituído por João Paulo II em 1985. O primeiro foi o cardeal canadense Edouard Gagnon; e o segundo o cardeal de Gana, Dom Peter Poreku Dery.

A paróquia de Santa Helena (mãe do Imperador Constantino I) se encontra no bairro de Pigneto, na via Casilina, uma região bastante popular da capital.

A igreja foi construída entre 1913 e 1914 e aberta ao culto em 2 de abril de 1914, tendo sido consagrada solenemente em 17 de setembro de 1916. Em 1985 assumiu o título cardinalício de "Santa Helena fora da Porta Prenestina".

Fonte: Site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário