segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jovens agostinianos recoletos de todo o mundo preparam juntos sua consagração definitiva

Durante o mês de julho o convento de Monachil (Granada, Espanha) acolheu 19 jovens religiosos de todo o mundo para o curso de preparação à profissão solene. É a primeira vez que não se organiza por continentes, mas para toda a Ordem. O balanço que fazem os próprios jovens participantes é sumamente positivo. Esta iniciativa comum é um passo a mais rumo à revitalização e reestruturação dos agostinianos recoletos.


O mês começou dia 26 de junho e durou até o dia 23 de julho. Os convocados eram todos os jovens da Ordem e que já estavam na época de fazer a profissão perpétua. E aí estava a novidade: até agora se vinha organizando por continentes; esta foi a única vez que o curso foi organizado para toda a Ordem. Os únicos que não puderam estar presentes, por dificuldades burocráticas, foram os jovens religiosos de Filipinas. No total eram 19 candidatos procedentes de seis países: Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e República Dominicana. Em Monachil tiveram a oportunidade de conhecer o rosto mestiço e as variadas presenças da Ordem na Igreja e no mundo.

Oração e reflexão

Como em muitas partes do mundo, é obrigatório fazer um curso pré-matrimonial, o religioso também não pode comprometer-se, por toda a vida com os votos de castidade, pobreza e obediência sem antes fazer um curso preparatório que, no caso dos agostinianos recoletos, dura um mês. Um mês intensivo que se caracteriza pela convivência tranquila em uma das casas da Ordem, com especial dedicação à Oração e à reflexão.

A cada semana se estudou um tema exposto por um especialista agostiniano recoleto. Primeiro foi a estrutura humana da vida religiosa. Depois o estilo agostiniano de vida em comunidade. Na terceira semana, os jovens conheceram a fundo as diferentes atividades de evangelização protagonizada pela Ordem. E durante a última semana os candidatos se exercitaram na arte de escutar em seu interior a voz de Deus com a ajuda de santo Agostinho.

Visitas

Todo isso, bem adubado com dinâmicas de integração e conhecimento das realidades originárias dos participantes; saídas e excursões que lhes permitiram descobrir lugares monumentais e lugares relevantes na história recoleta; visitas a vários dos mosteiros de agostinianas recoletas existentes na região. E também visitas recebidas. Por Monachil passaram, em distintos momentos, o prior geral, vários priores provinciais e algum bispo agostiniano recoleto. Outra mostra da realidade variegada, completa e enriquecedora da Ordem dos Agostinianos Recoletos.

Balanço

Pode-se dizer, sem medo de errar, que o mês de preparação à profissão solene foi bem positivo para todos os participantes, como o manifesta a avaliação geral dos organizadores e dos jovens frades. De todos os fatores importantes, o que mais se destaca é: a riqueza da convivência entre frades das mais variadas procedências geográficas, a calorosa acolhida da comunidade de Monachil e, sobretudo, o sentir-se parte de uma grande família, que é a família dos agostinianos recoletos, com tudo aquilo que a caracteriza.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário