terça-feira, 19 de abril de 2011

SEIS ANOS DE PONTIFICADO DE BENTO XVI

Cidade do Vaticano, 19 abr (RV) - Hoje é feriado no Estado da Cidade do Vaticano. As bandeiras amarelo e branco estão hasteadas nos principais prédios do território. Muitos se perguntam: qual é o motivo? Para entender, precisamos voltar um pouco no tempo.

Abril de 2005. O mundo ainda estava consternado pela morte do Papa João Paulo II, ocorrida no dia 2. A Igreja ainda não havia escolhido o novo papa, mas durante os funerais de João Paulo II, coube ao Cardeal Joseph Ratzinger, à época Decano do Colégio Cardinalício, ler as últimas palavras ao Santo Padre.

"Podemos ter a certeza que o nosso amado papa está agora na janela da morada do Pai, nos vê e nos envia suas bênçãos. Se nos dá a bênção, seja abençoado também o Santo Padre. Nós confiamos a sua alma à Mãe de Deus, tua Mãe, que te guiou todos os dias e te guiará agora para a vida eterna de seu filho, Jesus Cristo, nosso Senhor".

Ratzinger já havia participado do Conclave que elegeu João Paulo I, em agosto de 1978 e, dois meses depois, em outubro, também participou do Conclave que anunciou João Paulo II como novo papa. Em 2005, no dia 19 de abril, após quatro votações, o Cardeal Joseph Ratzinger se tornou o novo papa, adotando o nome de Bento XVI. Abaixo as primeiras palavras de Ratzinger como papa.

"Depois do grande papa João Paulo II, os senhores cardeais me elegeram, um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me o fato que o Senhor sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes e, sobretudo, creio em vossas orações".

Primeira vez no Brasil

O alemão Ratzinger, agora Bento XVI, assumia a missão de ser o guia espiritual de mais de um bilhão de católicos. Dois anos mais tarde, em 2007, esteve no Brasil. Fez Frei Galvão Santo. Visitou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde abriu a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.

"O papa veio à Aparecida com viva alegria para vos dizer primeiramente, permanecei na escola de Maria, inspirai-vos nos seus ensinamentos, procurai acolher e guardar dentro do coração as luzes que ela, por mandato divino, vos envia lá do alto. Como é bom estarmos aqui reunidos em nome de Cristo, na fé, na fraternidade, na alegria, na paz, na oração com Maria mãe de Jesus (...) Estarmos aqui no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é morada de Deus, casa de Maria e casa de irmãos (...) Como é bom estarmos aqui nesta Basílica Mariana, para onde neste tempo convergem os olhares e as esperanças do mundo cristão, de modeo estpecial, da America latina e do caribe. Sinto-me muito feliz em estar aqui convosco em vosso meio, o papa vos ama. (...) É com grande esperança, que me dirigo a todos vós, que se encontram dentro desta majestosa Basílica, ou que participaram do lado de fora do santo rosário, para convidá-los a se tornarem profundamente missionários e levar a boa nova do Evangelho por todos os pontos cardeais da América Latina e do mundo. Vamos pedir a mãe de Deus, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que zele pela vida de todos os cristãos, ela que é a estrela da evangelização, guie nossos passos no caminho celestial". (RB, Revisão: CM)

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário