quinta-feira, 28 de abril de 2011

PRONUNCIAMENTO DE DOM FREI DARIO CAMPOS À DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Na manhã de ontem, 27 de abril, o Papa Bento XVI nomeou para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim o seu novo Bispo, Dom Dario Campos.

Leia na íntegra o pronunciamento do novo Bispo da Diocese de Cachoeiro, na quarta-feira, após a sua nomeação:


"Leopoldina, 27 de abril de 2011.

Prezados Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas, Religiosos, Religiosas e o Povo de Deus da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Saúdo-vos com votos de Paz e Bem!

Por mercê de Deus e da Sé Apostólica, fui nomeado bispo dessa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Essa nomeação, num primeiro momento, chegou ao meu coração com uma grande surpresa e, por que não dizer, um certo espanto. Depois, a paz no coração e alegria voltou ao meu interior. Será a terceira vez que o Santo Padre me confia uma Diocese.

Estive primeiro em Araçuaí - MG e pude, com um clero bastante responsável de sua missão e um povo cuja presença do Altíssimo se fazia sentir em cada coração, ser um servidor e colaborador da obra de Jesus Cristo nas terras do Vale do Jequitinhonha.

Depois, fui nomeado Bispo da Diocese de Leopoldina. Tenho muito que agradecer aos Sacerdotes, Seminaristas, Religiosos e Religiosas dessa querida Diocese e mais especialmente ao grande Povo de Deus nela presente, por ter-me ensinado, na simplicidade de seu dia a dia, encontrar Deus nas prosas tecidas, e na presença silenciosa e comprometida, junto a mim, seu primeiro Servo.

Agora chegou a vez de poder Servir à Igreja na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A principal coisa, que me alegra muito o coração, é a minha História. Sou filho dessa terra, nasci no Município de Castelo, no distrito de Mundo Novo. Quando ainda criança minha família se mudou para o Rio de Janeiro e lá cresci e me eduquei. Impulsionado pelo carisma Franciscano, pela Graça de Deus, ingressei-me na Ordem dos Frades Menores, na Província de Santa Cruz e depois de poder servir enquanto Frade Franciscano durante muitos anos, por vontade de Deus, fui nomeado e ordenado Bispo.

A partir de agora serei vosso primeiro servo. Acredito muito na bondade e na misericórdia de Deus que providencialmente nos conduz e aponta caminhos para caminhada de sua Igreja, sob a ação de seu Santo Espírito. Tenho plena consciência de minha pequenez e fraqueza, ao mesmo tempo, acredito na grandeza e fortaleza do Deus que me chamou ao seu Santo Serviço.

No coração de Deus consagro a todos vocês e desejo poder, iluminado pela Luz que nos vem do céu, ser Companheiro de Caminhada para Cada um, numa relação fraterna, cordial e que colabore para que o processo de revelação do Pai, em seu filho Jesus de Nazaré, seja continuado nessas terras do sul do Espírito Santo, com a minha presença e a de todos vocês que já participam dessa parcela do Povo de Deus.

Tenho consciência, também, que o momento para vocês, assim como para mim, é momento de apreensão e dúvidas, pois o novo sempre nos causa medo, distanciamento e insegurança. Por isso não quero me apressar. Como nos diz o Eclesiástico: "para tudo há um tempo debaixo do sol". Por isso o tempo agora é de silenciar o coração e abri-lo para conseguirmos, juntos, entrar na sintonia da caminhada, aproveitando as coisas bonitas e positivas já existentes em vosso meio e, ao mesmo tempo, implantar novas relações que contribuam para a implantação do Reinado de Deus nessa, já amada por mim, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

O Evangelho de Hoje nos diz "... Não se nos abrasava o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? (...) Levantaram na mesma hora e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os Onze e os que com eles estavam. Todos diziam. 'O Senhor Ressuscitou, verdadeiramente, e apareceu a Simão'".

O sentimento que tenho agora é de volta para a CASA. Volto às minhas raízes e agradeço a Deus que, com seus caminhos, nos conduz pela mão pelos verdes prados de nossa existência.

Que o Senhor Ressuscitado Abençoe a todos e todas. Quero ainda desejar a cada um, a cada uma, FELIZ PÁSCOA NO SENHOR!

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fraternalmente. Dom Frei Dario Campos, ofm"

Fonte: Site da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário