quarta-feira, 27 de abril de 2011

COMUNICADO DE DOM FREI DARIO CAMPOS À DIOCESE DE LEOPOLDINA


Dom Frei Dario Campos, ofm
DIOCESE DE LEOPOLDINA

Leopoldina, 27 de abril de 2011.

Queridos irmãos no Sacerdócio, Diáconos, Seminaristas, Religiosos, Religiosas, Agentes
de Pastorais e o Povo de Deus presente na Diocese de Leopoldina.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Com as palavras de Antoine de Saint-Exupéry, escritas no livro “ O pequeno príncipe”,
início essa carta de gratidão, afeto e ternura a todos vocês. Fui cativado por todos e, de
acordo com minha capacidade, pude, também, dar minha contribuição e cativar, por isso
sinto-me eternamente responsável e agradecido por tudo.
Obedecendo ao pedido do Santo Padre, o Papa Bento XVI, parto para uma nova
empreitada missionária em minha vida Episcopal. Somos Discípulos Missionários, e como
tais, estamos à disposição da Santa Igreja, para, na medida do possível sermos presença do
Cristo Ressuscitado, onde a gente for chamado.
Como é do conhecimento de todos, hoje às 12.00 horas de Roma, 07.00 horas do Brasil,
foi publicada em Roma a minha transferência dessa Sede Episcopal,de Leopoldina- MG,
para a Sede Episcopal de Cachoeiro de Itapemirim, ES.
É a terceira vez que o Santo Padre me confia uma Diocese. Estive primeiro em Araçuai,
MG, e pude, com um clero bastante responsável de sua missão e com um povo cuja
presença do Altíssimo se fazia sentir em cada coração, vivendo na realidade do Vale do
Jequitinhonha, ser um servidor e colaborador da obra de Jesus Cristo
Depois, fui nomeado Bispo desta Diocese de Leopoldina, Tenho muito que agradecer
aos sacerdotes, seminaristas, religiosos e religiosas dessa querida Diocese, e mais
especialmente, ao grande povo de Deus nela presente, por ter-me ensinado na
simplicidade de seu dia a dia, encontrar Deus nas prosas tecidas, no acolhimento em cada
Comunidade por mim visitada.
Alguém me perguntou há quanto tempo o Sr. Está aqui na Diocese de Leopoldina. O
momento requer que não nos prendamos na quantidade de anos, logo pensei, mas na
intensidade das experiências partilhadas e que, com certeza, levarei comigo para onde quer
que eu vá. Acredito, também, que ficarão muitas com vocês. Isso é a garantia de que o
amor valeu e que valerá, pois como nos diz São Paulo: “ O amor jamais passará”
Fica aqui o meu agradecimento e o meu pedido de força e esperança nessa grande
construção do Reinado de Deus na Diocese de Leopoldina. Que os padres não desanimem,
que os leigos, cada vez mais comprometidos possam abraçar a causa da Justiça, da
Fraternidade e da Solidariedade mútuas. Que todos se empenhem a dar continuidade a
tantos processos e projetos que implantamos juntos. Que nunca nos esqueçamos da
“Ternura de Deus” que nos afaga e nos fortalece para que, confiantes, possamos enveredar
pelos caminhos que nos levam ao Coração de Deus. E que estejamos de coração aberto
para receber o novo Pastor que será nomeado pelo nosso Papa Bento XVI.
Jamais esquecerei do cheiro das telhas molhadas e do cheiro das mangas. Jamais me
esquecerei do cheiro do café coado que tanto me fez sentir prazer por sentir-me acolhido
nos lares de tantos e tantas irmãs que me acolheram nessa “terra santa”.
Não quero me alongar, apenas dizer um até breve. Continuemos irmãos e irmãs! Pois
ainda temos um longo caminho a percorrer, peço a todos a sua Oração, reze por esse pobre
Bispo.

O meu muito obrigado a todos e todas e que Deus abençoe a todos.

Dom Frei Dario Campos, ofm

Nenhum comentário:

Postar um comentário