quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO PARTICIPA DE ENCONTRO DOS PRIORES AGOSTINIANOS RECOLETOS

Encontro realizado na cidade do Rio de Janeiro
Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, compartiu a eucaristia com os 31 superiores procedentes de outras tantas comunidades agostiniano-recoletas da Argentina, Brasil, Venezuela e Espanha. O encontro foi realizado na cidade carioca entre 7 e 11 de fevereiro sob o lema: “O prior local, animador da vida e missão da comunidade”.

O Arcebispo do Rio presidiu a última eucaristia das atividades realizadas na casa Santo Agostinho que a província de Santo Tomás administra no Rio de Janeiro. Na homilia, Dom Orani animou os 31 agostinianos recoletos que presidem as comunidades a “seguir atentos à voz do Senhor em sua Palavra, vivê-la em suas comunidades e levá-la aos irmãos, constituindo-se, assim, em discípulos missionários”.

Durante estes cinco dias as jornadas de trabalho foram bem intensas, em razão das quatro palestras diárias: duas de manhã e duas à tarde.

Dentre os conferencistas destacamos os bispos agostinianos recoletos José Luis Azcona e Jesús María Cizaurre. Também ofereceram seus conhecimentos o provincial da Província Santo Tomás, Miguel Ángel Hernández e Hugo J. Sánchez. Dentre os palestrantes não recoletos se encontravam Pelayo Moreno (da OSA) e o franciscano Juan Mari Illarduia.

Reflexão

O serviço da autoridade e da obediência foi tratado pelos distintos conferencistas desde pontos de vista variados: Santo Agostinho, os textos oficiais da Ordem (Constituições, Regra e documentos), São Paulo… Mas, sobretudo, os 31 superiores locais tiveram a oportunidade de contrastar impressões e compartir experiências sobre a animação comunitária, o modo de se comunicar, suas dificuldades, mediações e conflitos.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário