domingo, 31 de outubro de 2010

ÂNGELUS: "DEUS NÃO EXCLUI NINGUÉM, NEM POBRES E NEM RICOS"

Cidade do Vaticano, 31 out (RV) - “Deus não exclui ninguém, nem pobres nem ricos”. Foi o que recordou Bento XVI no breve discurso que precedeu a oração mariana do Ângelus na manhã de hoje no Vaticano. “Deus – explicou o Papa aos mais de 40 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro, apesar da chuva que cai hoje em Roma - não se deixa condicionar pelos nossos preconceitos humanos, mas vê em cada um uma alma a ser salva e é atraídos especialmente por aqueles que são considerados perdidos e que se consideram também eles perdidos”.

“Jesus Cristo, encarnação de Deus, demonstrou essa imensa misericórdia, que não diminui a gravidade do pecado, mas tem sempre como objetivo principal salvar o pecador, oferecer-lhe a oportunidade de redimir-se, e recomeçar tudo de novo, para se converter”.

A reflexão proposta pelo Papa foi inspirada no episódio da conversão de Zaqueu, que na cidade de Jericó era um rico publicano, ou melhor, sublinhou o Santo Padre, “o chefe dos publicanos” isto é, dos cobradores de impostos; por esse motivo eram considerados pecadores públicos e mais ainda, muitas vezes se aproveitavam de sua posição para extorquir dinheiro do povo.

Zaqueu, portanto, disse o Papa, “era muito rico, mas desprezado pelos seus compatriotas, e quando Jesus, atravessando Jericó, se deteve precisamente na sua casa, suscitou um escândalo geral”.

“Jesus afirma que é muito difícil para um rico entrar no reino dos céus”, observou o Papa Bento XVI citando outro trecho do Evangelho que deve preocupar todos nós. Mas o que prevalece na avaliação de Cristo é sempre a misericórdia. De fato - disse ainda o pontífice -, “no caso de Zaqueu, podemos ver precisamente que o que parece impossível se realiza porque, como comenta São Jerônimo, deu a sua riqueza e imediatamente substituiu-a com a riqueza do reino dos céus.

“As riquezas – acrescentou ainda o Papa citando São Máximo de Turim – são para os tolos um alimento à desonestidade, para os sábios, ao invés, são uma ajuda para a virtude.

“Queridos amigos, Zaqueu aceitou Jesus e se converteu, porque Jesus, por primeiro o acolheu: não o tinha condenado, mas tinha ido ao encontro do seu desejo de salvação”.

E o Papa concluiu pedindo à Virgem Maria, modelo perfeito de comunhão com Jesus, para que também nós possamos experimentar a alegria de sermos visitados pelo Filho de Deus, de sermos renovados pelo seu amor e poder transmitir aos outros a sua misericórdia.

Em seguida Bento XVI concedeu a todos a sua Benção Apostólica.

Após a oração do Angelus o Papa recordou que ontem na catedral de Oradea Mare, na Romênia, o Cardeal Peter Erdo beatificou Szilárd Bogdánffy, bispo e mártir.

“Em 1949, quando ele tinha 38 anos, foi consagrado bispo na clandestinidade, e então preso pelo regime comunista de seu país, a Romênia, sob a acusação de conspiração. Após quatro anos de sofrimentos e humilhações, morreu na prisão. Vamos agradecer a Deus por esse heróico pastor da Igreja, que seguiu o Cordeiro até o fim! O seu testemunho conforte todos aqueles que também hoje são perseguidos por causa do Evangelho”.

Na conclusão o Papa saudou ainda os peregrinos de língua portuguesa em especial os brasileiros:

“Dirijo agora uma calorosa saudação aos peregrinos de língua portuguesa, de modo especial aos brasileiros vindos de Franca. Esta peregrinação ao túmulo dos Apóstolos vos confirme na fé e no seu anúncio aos outros. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!” (SP)

Fonte: Site da Rádio Vaticano

02 de novembro: Comemoração dos Fiéis Defuntos (Dia de Finados)

A Igreja oferece na comemoração dos fiéis defuntos uma oportunidade para lucrar indulgência. O que é indulgência? O Código de Direito Canônico ensina que: "Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos". (Cf. c. 992.)

As indulgências podem ser parcial ou plenária: "A indulgência é parcial ou plenária, conforme liberta, em parte ou no todo, da pena temporal devida pelos pecados". (Cf. c. 993).

Na comemoração dos Fiéis Defuntos os fiéis poderão lucrar indulgência da seguinte maneira: aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: diariamente, do dia 1º ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras, isto é: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice: nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial.

Outra anotação importante: qualquer fiel que, no dia de Finados, rezar nas mesmas intenções do Santo Padre em todas as Igrejas, Oratórios Públicos ou Semipúblicos, igualmente lucra uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: obra que se prescreve é a piedosa visitação à Igreja, durante a qual se deve rezar a Oração do Pai Nosso e o Credo, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Papa Bento XVI, que pode ser um Pai Nosso e uma Ave Maria ou qualquer outra oração piedosa.

Fonte: http://www.santamissa.com.br/temas_interesse/temas.asp?tema=Indulg%EAncia&id=4

No Santuário de Nossa Senhora da Consolação serão celebradas duas missas, no dia 02 de novembro (terça-feira), às 06h30min e às 19:00 horas.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Arcebispo Primaz do Brasil, Cardeal Geraldo Majella, anuncia a beatificação de Irmã Dulce

O cardeal arcebispo de Salvador (BA), dom Geraldo Majella Agnelo anunciou, na manhã desta quarta-feira, 27, a beatificação da irmã Dulce. O pronunciamento foi feito na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, e o cardeal informou que até o fim do ano será conhecida a data da cerimônia de beatificação.

Para ser considerada beata, foi necessária a comprovação da existência de um milagre atribuído a religiosa; fato que aconteceu esta semana em Roma. O processo ainda precisa ser assinado pelo papa para ser concluído.
De acordo com dom Geraldo, a religiosa é exemplo para os cristãos e a sua história de vida é o que justifica a beatificação e o processo de canonização. “Todo santo é um exemplo de Cristo, como foi o caso dela (Irmã Dulce); aquela dedicação diuturna durante toda a vida aos pobres e sofredores”.

Irmã Dulce é a primeira baiana a tornar-se beata e agora está a um passo da canonização. O título de santa só poderá ser conferido após a comprovação de mais dois milagres intercedidos pela religiosa e reconhecidos pelo Vaticano.
A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro do ano 2000 pelo próprio dom Geraldo Majella. Desde junho de 2001, o processo tramita na Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano.

Fonte: Site da CNBB
 
Irmã Dulce

Frei João Constantino terá alta no dia 28 de outubro

Após passar por cirurgia no braço esquerdo, Frei João Constatino Junqueira Netto - OAR, segue internado na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim recuperando-se do procedimento cirúrgico, com previsão de alta hospitalar para o dia 28 de outubro de 2010 (quinta-feira).

Rezemos a Deus pelo sua plena recuperação. Maiores informações na Secretaria Paroquial pelo telefone: (28) 3522-6607.

PAPA BENTO XVI ANUNCIA SÍNODO PARA NOVA EVANGELIZAÇÃO EM 2012

No encerramento do Sínodo para o Oriente Médio, no domingo, 24, o papa Bento XVI anunciou um Sínodo para a Nova Evangelização em 2012. O pontífice reiterou a “urgente necessidade” de uma nova evangelização, sobretudo “nos países de antiga cristianização”.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o presidente do recém-criado dicastério para a “Nova Evangelização”, arcebispo Rino Fisichella, disse que acolheu a notícia com “grande admiração”, porém “surpreso e alegre” pelo papa tratar o tema com atenção.

“Em primeiro lugar, com grande admiração acolho a grande surpresa pela relevância que o papa dá a esse tema que se torna sempre mais importante uma nota característica de seu Pontificado. Portanto, uma surpresa unida ao sentido de profunda alegria ao saber que o papa, além de ter instituído semanas atrás o novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, agora pense também em envolver todo o episcopado no mundo para esse Sínodo de 2012”.

Dom Rino, no entanto, considera a importância da Igreja rever seus métodos de evangelização. “Creio que existam alguns pontos fundamentais que retornam à mente e, em primeiro lugar, diria, a exigência de renovar tudo aquilo que é a capacidade da Igreja de querer estar em condições de ainda levar o Evangelho de Jesus Cristo ao homem de hoje”. O tema da secularização é outra atenção que deve ser dada à Igreja, de acordo com o presidente da Congregação. “Inevitavelmente há o grande tema da secularização, um fenômeno que deve ser olhado e estudado com atenção, dando, porém, uma resposta positiva”.

Fonte: Site da CNBB

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fr. João Echávarri recebeu alta e Fr. João Constantino encontra-se internado

O Vigário Paroquial Fr. João Echávarri, 91 anos, recebeu alta e encontra-se em recuperação em casa. Continuemos a pedir a Deus por sua recuperação.

E o Vigário Paroquial Fr. João Constantino Junqueira Netto, na tarde do dia 24 de outubro, sofreu uma queda no presbitério do Santuário de Nossa Senhora da Consolação, antes da Celebração Eucarística das 19 h, no entanto conseguiu presidir a Santa Missa nesse dia, sem maiores problemas. No dia seguinte (dia 25 de outubro) compareceu ao médico e foi indicado cirurgia para correção de fratura no braço esquerdo.

Devido a cirurgia Fr. João Constantino Junqueira Netto, realizada no dia 26 de outubro (terça-feira) segue internado na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim recuperando-se da cirurgia e em breve estará novamente entre aos paroquianos.

domingo, 24 de outubro de 2010

PAPA NO ÂNGELUS: A IGREJA EXISTE PARA EVANGELIZAR


Cidade do Vaticano, 24 out (RV) - O Santo Padre presidiu a oração mariana do Angelus deste domingo, na Praça São Pedro, no Vaticano, após a missa de encerramento do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio.

O Papa recordou que neste domingo a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões sobre o tema "A construção da comunhão eclesial é a chave da missão".

O Santo Padre frisou que o tema do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio e o tema do Dia Mundial das Missões nos convidam a olhar a Igreja como mistério de comunhão. Recordando as palavras do Papa Paulo VI, Bento XVI disse que "a Igreja existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus, perpetuar o sacrifício de Cristo na Santa Missa, memorial de sua morte e sua gloriosa ressurreição" .

Bento XVI anunciou que o próximo Sínodo que se realizará em 2012, terá como tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã". "Em todos os tempos e em todos os lugares – também no Oriente Médio – a Igreja está presente e trabalha para acolher toda pessoa e oferecê-la em Cristo, a plenitude da vida" – disse o Papa que acrescentou: "a tarefa missionária não é revolucionar o mundo, mas transfigurá-lo, buscando a força em Jesus Cristo que nos chama à mesa de sua Palavra e da Eucaristia, para saborear o dom de sua presença, formar-nos em sua escola e viver sempre mais conscientemente unidos a Ele, Mestre e Senhor."

O Papa confiou aos cuidados da Virgem Maria, que de Jesus Crucificado recebeu a nova missão de ser Mãe de todos aqueles que querem crer Nele e segui-lo, as comunidades cristãs do Oriente Médio e todos os missionários do Evangelho. A seguir, concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Após a oração mariana do Angelus, o Papa saudou, em várias línguas, os fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro.

O Santo Padre saudou particularmente os fiéis peruanos e de outros países latino-americanos da Irmandade do Senhor dos Milagres que vivem em Roma.

"Neste domingo a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões. Convido todos vocês a pedirem ao Senhor por aqueles que entregaram generosamente suas vidas à causa da evangelização dos povos, em meio a tantas dificuldades. Rezemos para que nunca lhes falte o nosso apoio espiritual e material no desempenho de sua tarefa apostólica" – concluiu Bento XVI

Fonte: Site da Rádio Vaticano

sábado, 23 de outubro de 2010

CELEBRAÇÃO DA BÊNÇÃO DAS ROSAS DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Pétalas de Rosas que foram abençoadas no final da Celebração Eucarística

Marcos e Penha que animaram a celebração

Fr. Domingos Sérgio Gusson, pároco

Casal que participaram do Encontro de Noivos

Povo reunido

Oração Eucarística

Momento da bênção

Fiel trouxe rosa para ser abençoada pelo frei

Conforme anunciado no dia 22 de outubro na Celebração Eucarística das 19:00 horas aconteceu a bênção das pétalas de rosa e rosas votivas a Santa de Rita de Cássia e distribuição das pétalas de rosas para o povo de Deus presente no Santuário de Nossa Senhora da Consolação.

Nessa celebração também aconteceu o encerramento do Encontro de Noivos (19 casais) que durante 06 (seis) semanas participarem dos encontros promovido pela Pastoral Familiar, tendo o testemunho de um casal que fizeram o curso e demonstraram a importância de participarem desse aprofundamento do relacionamento efetivo e afetivo entre o casal.

Fr. Domingos Sérgio Gusson, OAR - parabenizou aos casais que terminaram mais um encontro, bem como a todos que contribuíram com a formação desses casai, em especial aos agentes de pastoral da Pastoral Familiar da Pastoral Familiar.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DOM RAYMUNDO DAMASCENO É NOMEADO CARDEAL PELO PAPA BENTO XVI

O papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 20, a nomeação de 24 novos cardeais entre os quais o brasileiro, dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Com sua nomeação, o Brasil passa a ter oito cardeais, dos quais cinco são eméritos.

Dos 24 novos cardeais, 20 têm menos de 80 anos e são eleitores. O Consistório de criação dos novos cardeais será no dia 20 de novembro. Este será o terceiro Consistório do pontificado de Bento XVI e os cardeais chegarão a um total de 203, dos quais 121 eleitores.

Dom Damasceno, que participa em Roma do Sínodo para os bispos do Oriente Médio, tem 73 anos e foi secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandados (1995 a 1998 e 1999 a 2003).

Mineiro de Capela Nova, o novo cardeal foi ordenado padre no dia 19 de março de 1968 para a arquidiocese de Brasília (DF). Nomeado bispo auxiliar de Brasília em 1986, recebeu a ordenação episcopal no dia 15 de setembro do mesmo ano e adotou como lema “Na alegria do Senhor”. Em janeiro de 2004, foi transferido para a arquidiocese de Aparecida.

Com pós-graduação em Filosofia da Ciência pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), dom Damasceno fez a filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Atividades de dom Damasceno como bispo.
Bispo Auxiliar de Brasília-DF (1986-2004); Vigário-Geral e Vigário Episcopal na Arquidiocese de Brasília-DF; Professor do Departamento de Filosofia da UnB (1976-1991); Secretário-Geral do CELAM (1991-1995); Secretário-Geral da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Sto. Domingo); Secretário-Geral da CNBB (1995-1998) e (1999-2003); Delegado ao Sínodo Especial para a África, Sínodo sobre a vida religiosa, como convidado; Delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997); Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações; Membro do Departamento de Comunicação do CELAM; Membro da Comissão para a Comunicação, Educação e Cultura da CNBB (2003-2007); Delegado do CELAM (2007); Presidente do CELAM; Membro da Pontifícia Comissão para a América Latina-CAL (2009); Sínodo para a África (2009).

Confira a lista dos novos cardeais: http://press.catholica.va/news_services/bulletin/news/26234.php?index=26234&lang=po

Fonte: Site da CNBB

terça-feira, 19 de outubro de 2010

20 DE OUTUBRO - SANTA MADALENA DE NAGASAKI

Nasceu em 1611 perto de Nagasaki. Filha de cristãos martirizados, se consagra a Deus e é guiada espiritualmente pelos beatos Francisco de Jesus e Vicente de Santo Antônio, agostinianos recoletos, que a admitem como terciária. Depois do martírio dos beatos, em 1632, permanece escondida nos montes, ajudando os cristãos afligidos.

Em setembro de 1634 se entrega aos juízes proclamando-se cristã. Torturada de forma cruel, inamovível em sua fé, é colegiada do patíbulo onde permaneceu viva durante catorze dias. Seu martírio causou grande impressão em Nagasaki. Todos se encomendavam a sua intercessão.

Beatificada em 1981, foi canonizada por João Paulo II o 18 de outubro de 1987. Em 1989 foi declarada patrona da fraternidade secular agostiniano-recoleta.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

REZEMOS PELA SAÚDE DE FREI JOÃO ECHÁVARRI

Somos convidados a rezar pela saúde do nosso querido vigário paroquial Frei João Echávarri, 91 anos, ele que já passou pelas cidades de Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Castelo e, agora, mora em Cachoeiro de Itapemirim. Ele encontra-se internado na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. Rezemos pela sua recuperação, bem como toda equipe médica que encontra-se cuidando dele.

sábado, 16 de outubro de 2010

CAMPANHA MISSIONÁRIA 2010

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2010, acontecerá a Coleta Mundial em prol das Pontifícias Obras Missionárias, para isso nesses dias você deve devolver o envelope que foi lhe entregue com sua doação generosa, a fim de que a Igreja possa envangelizar com mais eficiência e garantir aos missionários e missionárias a continuidade de seu trabalho evangelizador.

Desde já a Igreja Católica Apostólica Romana presente no Brasil agradece sua doação. Deus lhe pague!

BÊNÇÃO DAS ROSAS DE SANTA RITA DE CÁSSIA

No dia 22 de outubro de 2010, sexta-feira, na Celebração Eucarística das 19:00 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Consolação, acontecerá a bênção das rosas e pétalas de rosas em devoção à Santa Rita de Cássia (padroeira dos casos impossíveis).
Venha e traga sua rosa para ser abençoada!

MISSA PARA FAMÍLIAS QUE RECEBEM A IMAGEM DA MÃE PEREGRINA

No dia 18 de outubro de 2010, às 19:00 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Consolação, acontecerá a Celebração Eucarística para todas as famílias que recebem a imagem peregrina da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, bem como para todas as famílias da paróquia. Sintam-se convidados!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

12 DE OUTUBRO - DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL


No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.

Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.

Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.

A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.

A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.

A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.

Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. E já que a fé, assim como a internet, não conhece fronteiras, eu já acendi a minha, por um mais paz e igualdade no mundo. Acenda a sua e que Nossa Senhora Aparecida nos ouça e ilumine o mundo, que está precisando tanto de cuidados.

Fonte: Portal da Família

domingo, 10 de outubro de 2010

ÂNGELUS: "IGREJA NO ORIENTE MÉDIO CHAMADA A SER INSTRUMENTO DE UNIDADE E RECONCILIAÇÃO"

Cidade do Vaticano, 10 out (RV) - O Papa Bento XVI afirmou hoje que no Oriente Médio a Igreja Católica é chamada a ser “Sinal e instrumento de unidade e reconciliação” durante a tradicional oração do Angelus, rezada junto com os fiéis e peregrinos de todas as partes do mundo na Praça São Pedro, no Vaticano.

Bento XVI recordou a abertura nesta manhã, com a celebração da Santa Missa da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, uma extraordinária Assembleia que terá a duração de 14 dias e que vê reunidos os Pastores da Igreja que vivem na região do Oriente Médio. Uma realidade variegada – disse o Papa -, onde a única Igreja de Cristo se exprime em toda a riqueza das suas antigas Tradições.

“Nestes países, - disse o Papa - infelizmente marcados por profundas divisões e dilacerados por conflitos que duram há vários anos, a Igreja é chamada a ser sinal e instrumento de unidade e de reconciliação, segundo o modelo da primeira comunidade de Jerusalém, na qual “a multidão dos que tinham se tornado crentes tinha um só coração e uma só alma”.

Em seguida Bento XVI dirigiu o seu pensamento a Maria, recordando que outubro é chamado também de “o mês do Rosário”, no qual somos convidados a deixar-nos “guiar por Maria nesta oração antiga e sempre nova”, que “nos conduz diretamente a Jesus, contemplado nos seus mistérios de salvação”: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos.

Bento XVI, recordando o Venerável, João Paulo II disse que o Rosário é uma oração bíblica, toda tecida pela Sagrada Escritura:

“É oração do coração, na qual a repetição da Ave Maria orienta o pensamento e o afeto para Cristo, tornando-se súplica confiante na sua e nossa Mãe”.

O Santo Padre XVI concluiu a breve alocução antes da recitação do Angelus, confiando à intercessão de Maria o Sínodo para o Médio Oriente. Em seguida o Papa concedeu a todos a sua Benção Apostólica.

Nas saudações finais em várias línguas, o Papa falou em português:

“A minha saudação estende-se a todos os peregrinos de língua portuguesa, em particular aos fiéis cristãos da cidade de Jundiaí, no Brasil, invocando abundantes graças divinas sobre os seus passos para construírem a vida sobre aquela rocha firme que é Cristo vivo na sua Igreja. Deus a todos guarde e abençoe!” (SP)

Fonte: Site da Rádio Vaticano

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

09 DE OUTUBRO - BEATO ANTONIO PATRIZI, PRESBÍTERO


Antonio Patrizi pertenceu à congregação observante de Lecceto, cujo centro era o ermo do mesmo nome, situado nas cercanias de Siena, do qual com razão se escreveu: «Lecceto, velho illicium de santidade». O beato Antonio nasceu e viveu em Siena. Porém é conhecido com o apelativo de Monticiano, porque morreu nesse ermo toscano (1311) enquanto se dirigia ao de Camerata para visitar seu irmão. Sua fama de santidade floresceu rapidamente. Em 1805 foi reconhecido seu culto imemorial.

A dimensão contemplativa da Ordem, que era quase exclusiva entre os grupos eremiticos anteriores a Grande União, alcançou especial auge nas monjas e em alguns religiosos e conventos particulares. As congregações observantes que surgiram a partir do século XIV e os movimentos reformistas dos séculos XVI e XVII têm enriquecido a historia de santidade da Ordem acentuando a dimensão tão essencial da Espiritualidade Agostiniana.

O ermo de Lecceto, origem e cabeça da primeira congregação observante, pode ser, pela sua história, um bom símbolo desta dimensão contemplativa.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

54º CAPITULO GERAL DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS - temas a serem discutidos:

O lema que escolhemos para este Capítulo é a expressão da carta de são Paulo a Timóteo: “Pusemos a nossa esperança em Deus vivo” (I Tm 4,10). Mas muitos dos temas que será tratado no Capítulo foram propostos pelos religiosos espalhados por todo o mundo que, por comunidade, ou a título individual, enviaram a Roma as inquietudes.



O Conselho agrupou estes temas e o programa ficou como segue:

1. Identidade carismática

2. Apresentação do trabalho realizado em vista à revisão das Constituições

3. Reestruturação da Ordem

4. Pastoral juvenil e vocacional

5. Formação

a) Possibilidade de um noviciado comum
b) Formação inicial

6. Apostolado desde a comunidade

7. Missões da Ordem

8. Família agostiniano-recoleta

9. Governo e outros serviços da Ordem

10. Estudo do texto revisado das Constituições

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

A Ordem inaugura seu blog oficial coincidindo com a celebração do 54º Capítulo Geral

Concebido como o restante do portal nos três idiomas da Ordem, o blog pretende ser um espaço para abordar com eficiência temática de interesse para visitantes da web.

Durante o mês de outubro, o 54º Capítulo Geral da Ordem, que vai ser celebrado em Monachil (Granada), será o acontecimento de maior protagonismo neste espaço. Por sua especial importância para a vida da Ordem e para toda a Família Agostiniano-Recoleta, a cada dia será publicada uma crônica nos três idiomas (português, espanhol e inglês) com os fatos mais relevantes ocorridos na sala capitular.

Além do mais, e de forma premeditada, o blog terá um estilo e uma linguagem mais próximos, porque um dos objetivos é que esta nova janela seja também mais próxima e por isso mesmo mais acolhedora.

ENDEREÇO DO BLOG OFICIAL DA ORDEM

Fonte: Site da Ordem dos Agostinianos Recoletos

BÊNÇÃO DA CAPELA DO SANTÍSSIMO NA IGREJA SANTO ANTÔNIO

Durante a Celebração Eucarística, presidida pelo pároco Frei Domingos Sérgio Gusson, OAR, no dia 03 de outubro de 2010 foi abençoada a nova capela do Santíssimo Sacramento na Igreja de Santo Antônio, localizada no bairro de mesmo nome.

Fr. Sérgio durante sua homilia enfatizou que o Cristo escondido sob as espécies do pão e do vinho tem muito a falar para o homem e a mulher dos dias de hoje, porém para escutá-Lo é necessário fazer silêncio.

Ao término da celebração o Coordenador do Conselho Pastoral Comunitário - Sr. Everaldo - agradeceu as pessoas que contribuíram com a reforma da capela do Santíssimo.