sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MENSAGEM DO 54º CAPÍTULO GERAL DIRIGIDO A TODA ORDEM E A ELEIÇÃO DO PRIOR GERAL


Padres Capitulares
A mensagem do capítulo aos irmãos foi a explicitação de uma expressão que o Papa Bento XVI pronunciou em Pavia, ante a tumba de Santo Agostinho: “Recomecemos daqui levando em nosso coração a alegria de sermos discípulos do amor”. Destacamos algumas reflexões, conforme segue e que enfatizam a necessidade de adaptar-se continuamente:

• “Tornamo-nos mais conscientes de que o desejo de renovação, de melhora contínua, de evitar a acomodação e o conformismo é parte substancial de nossa vida recoleta“.

• “O mundo não nos entende como crentes e como consagrados, mas necessita de nós. Estamos convencidos disto, pois sem tensão de nossa contribuição espiritual o mundo se dilui na superficialidade e se sangra no enfrentamento. Nossa vida religiosa é palavra com a qual Deus está falando à Igreja e ao mundo“.

• “Nossa instituição necessita que a vida comunitária seja um autêntico lugar teológico, onde os religiosos encontrem vivo o Espírito de Jesus e descubramos o rosto do Senhor nos irmãos, em todos“.

• “As novas Constituições e Código adicional, revistos com tanto carinho e dedicação pelos religiosos encarregados e cujo estudo envolveu todos nós, são para a nossa Ordem uma ferramenta indispensável para atualizar nossa espiritualidade e nosso carisma, nossa disponibilidade e serviço evangelizador“.

• “Este é um projeto coletivo. Todos nós demos a nossa contribuição com o que é manifesto como também com o que está escondido aos olhos dos homens, mas não de Deus. A vida de cada um de nós reivindica a misericórdia de Deus para nossa família; a reivindica com nossa heroicidade e com nossa miséria; mas sem Ele, nada somos“.

Na tarde de quarta-feira, 10 de novembro, depois de prévia consulta aos capitulares, Frei Miguel Miró foi eleito prior geral da Ordem, que vinha exercendo o ofício de vigário geral da Ordem, em Roma, nos últimos seis anos.

Na sexta-feira, quase se deu por encerrado o trabalho sobre as Constituições e o Código Adicional. Aprovação das atas - 102 no total - e sua respectiva assinatura; o texto final das Ordenações; a eleição do conselho geral e, na tarde de sábado, se completou o trabalho deste anti-penúltimo dia.

Fonte: Site da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário