quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ELEITO O NOVO PRIOR GERAL DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS: FREI MIGUEL MIRÓ

Frei Miguel Miró - Prior Geral dos Agostinianos Recoletos

Os 38 agostinianos recoletos reunidos em Capítulo Geral desde o último dia 4 de outubro elegeram na tarde de quarta-feira, 10 de novembro, seu novo Prior Geral para os próximos seis anos. O novo prior geral e seu conselho serão responsáveis por levar à prática as diretrizes propostas pelo Capítulo Geral para o sexênio. Sucede no cargo ao vasco Javier Guerra Ayala que esteve à frente da instituição nos últimos doze anos.

Miguel Miró Miró desenvolveu seu trabalho como formador em distintas localidades espanholas. Entre 1978 e 1982 educou a crianças e jovens do seminário menor de Lodosa (Navarra) onde foi ordenado sacerdote. Dali passou ao colégio de Fuenterrabía em Guipúzcoa (País Vasco) e em 1983 desenvolveu sua tarefa formativa no colégio-seminário Santo Agostinho de Valladoli (Castilla y León) para regressar a Lodosa entre 1984 e 1988. No ano 1988 é nomeado mestre de noviços no convento de Monteagudo (Navarra), cargo que desempenhou até 1991 em que é destinado a Marcilha (Navarra) para encarregar-se dos religiosos jovens no Centro de Estudos Teológicos Agostinianos Recoletos. Em 1995 é destinado a Roma (Itália) para aprofundar-se no estudo da Teologia Espiritual na Universidade Gregoriana onde obtém a licenciatura em 1997, ano em é eleito por seus irmãos da Província de São Nicolau de Tolentino prior provincial para os próximos três anos. Em 2000 é reeleito para o mesmo posto até 2003 quando, como superior, retorna à comunidade de Marcilha onde havia sido mestre de professos. No Capítulo Geral de 2004 celebrado em Roma (Itália) foi nomeado Vigário Geral.

A Ordem hoje

O padre Miguel Miró é o único religioso catalão dos 1.136 da Ordem. Os agostinianos recoletos procedem de 28 países, sendo Espanha, com 526, a nação com maior número de frades, seguida de Filipinas (155), Colômbia (117) e Brasil (97).

Atualmente os agostinianos recoletos se organizam em oito províncias religiosas que estão presentes em 19 países com 195 comunidades. Contam entre seus irmãos com 20 bispos e administram nove territórios de missão. Entre os ministérios que atendem estão 184 paróquias e 51 centros educativos com mais de 75.000 alunos sob sua responsabilidade.

Fonte: Site da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Um comentário:

  1. Parabéns aos Agostinianos Recoletos pela ação de graças em celebrar mais um Capítulo Geral e eleger o seu novo Prior Geral. Que o Senhor Deus possa continuar abençoando a Ordem e os seus membros!

    ResponderExcluir