quinta-feira, 23 de setembro de 2010

4º DIA DA SEMANA TEOLÓGICA

Tema da Palestra
Pe. Pedro Félix Bassini
Povo atento
Visão a partir da nave central do Santuário
Pe. Pedro no ensino da Lumen Gentium
Pe. Pedro Félix Bassini na presidência da Celebração Eucarística

Dando continuidade a Semana Teológica promovida pela Escola de Teologia Pastoral "Santo Agostinho", nesta quinta-feira, excepcionalmente, às 19 horas foi celebrada a Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora da Consolação, pelo Pe. Pedro Félix Bassini. Excepcionalmente, porque nas quintas-feiras é a folga dos religiosos da Ordem dos Agostinianos Recoletos.
O tema proposto para noite de hoje foi "Os leigos - vocação universal à santidade na Igreja" e sub-tema: "Todos cultivam, movidos pelo Espírito de Deus, nos vários gêneros de vida e ofícios uma única santidade" (LG103).
Pe. Pedro iniciou relatando sobre a criação humana a imagem de Deus e daí (dessa criação) encontra-se o germe da santidade em todos os humanos.
Conforme encontrado na Palavra de Deus em I João 3,1 - nós somos chamados filhos de Deus e o nosso corpo é morada (templo) do Espírito, conforme I Cor 3,16.
Pe. Pedro utilizou-se de um provérbio popular que diz: "cavaco não anda longe do toco", da mesma forma: Santificador e santificado tem a mesma origem, conforme Hb 2, 11.
Continuando em sua explicação fez algumas considerações da santidade na história começando pelo Antigo Israel, Igreja Primitiva, no Segundo Milênio e depois as considerações na Lumen Gentium no Vaticano II - Povo Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário