terça-feira, 21 de setembro de 2010

2º DIA DA SEMANA TEOLÓGICA

Fr. Didier na Celebração Eucarística
Fr. Didier Esperidião Neto, OAR - Vigário Paroquial
Rosângela e Fr. Didier
Palestrante do dia
Povo atento às palavras do palestrante
A temática do segundo dia da V Semana Teológica da Escola de Teologia Pastoral "Santo Agostinho" foi Constituição hierárquica da Igreja e, em especial, o Episcopado, com o sub-tema: "Os bispos receberam, com os outros ministros, o encargo de servir a comunidade" (LG 48).
Após a Celebração Eucarística presidida pelo Fr. Didier Esperidião Neto, OAR, coube a este explanar sobre a temática proposta para este dia.
Fr. Didier lembra-nos que Jesus Cristo deixou o mandado de irmos ao mundo para anunciar a Boa Nova e, antes de nós, enviou os seus discípulos, porém diante da vasta multidão de pessoas para ser levada a Palavra, os apóstolos escolheram colaboradores para esse serviço.
Entre sua explanação, Fr. Didier, ponderou aos presentes que o Papa é o bispo de Roma e Vigário de Cristo, sendo ele o primeiro a dar o exemplo para os demais componentes do Corpo Místico de Cristo.
O episcopado conserva a sucessão apostólica tendo seu início em Jesus até os dias atuais, através da imposição das mãos, sendo os sacerdotes (padre) os colaboradores dos bispos nessa missa, explicou o Fr. Didier.
Continuou a tecer comentário que os bispos fazem parte do Colégio Episcopal em comunhão com o bispo de Roma. Em nível de Igreja Universal, a fim de tomarem decisões faz-se necessária a presença do Romano Pontífice.
Ainda explicou que a diocese é chamada de Igreja Particular e a união de todas as dioceses do mundo forma a Igreja Universal, ou seja, a Igreja Católica Apostólica Romana.
Aos bispos cabem o munus de ensinar, santificar e governar.
Ao término de sua explicação, Frei Didier responder as perguntas as pessoas presentes e em seguida foi sorteado brindes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário