terça-feira, 22 de junho de 2010

TERMINA VISITA "AD LIMINA APOSTOLORUM"



No sábado,19, foi marcado oficialmante o último dia da visita ad Limina Apostolorum, dos bispos do Regional Leste 2, iniciado em 4 de junho.
O dia teve início com a visita a mais um dicastério, Congregação para Educação Católica. O bispo relator, dom Joaquim Mol, fez uma avaliação das questões principais das escolas católicas, das universidades em particular, do ensino e formação dos seminaristas, considerando também alguns desafios para cada uma dessas áreas. O prefeito da referida congregação, cardeal Zenon Grocholewski, recebeu os bispos do Regional em clima de cordial.
O segundo compromisso, que, de algum modo, representa o ponto culminante da visita ad Limina Apostolorum, foi o encontro de todos os bispos do Regional com o Santo Padre, em audiência coletiva. O Santo Padre recebeu a todos no Palácio Apostólico, às 11h30 da manhã do sábado, 19. A saudação ao Santo Padre ficou a cargo do presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que dirigiu a Sua Santidade palavras de afeto e disponibilidade. O papa, por sua vez, dirigiu um discurso aos bispos, reforçando a importância do papel do bispo em sua diocese e animando-os a uma ação sempre mais missionária, centrada em Jesus Cristo. Após seu discurso, o papa saudou cada um dos bispos, presenteando-os com uma cruz peitoral, uma das insígneas episcopais mais significativas.
Mesmo com o encerramento oficial da visita no sábado,19, alguns bispos do Regional Leste 2 permanecem ainda em Roma para audiência reservada, com o Santo Padre nesta segunda feira, 21.
Na avaliação geral dos bispos, a visita ad Limina Apostolorum, mesmo com uma agenda intensa, foi muito bem aproveitada por todos, em particular no que se refere à relação fraterna que o grupo aprofundou, exercendo o afeto episcopal.


Fonte: Site da diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário